• Lucília
  • bio
  • 3
  • 4
  • 5
Erro
  • Erro ao carregar dados do feed

Bruxismo , Apertamento Dentário, Zumbido de ouvido e Ronco

Bruxismo é a ação de friccionar os dentes superiores e inferiores entre si, que fazemos quando não temos plena percepção de nossa corporalidade, ou seja, quando nossos campos de força - físico, etérico, anímico e organização do eu - não estão em equilíbrio (ansioso, eufórico, raivoso, dramático, frustrado, alienado, preocupado).

Apertamento dentario é o ato de acionar os musculos – principalmente o masseter – sem fricção; entretanto tão ou mais grave do que o bruxismo, pois nao havendo desgaste dentario oclusal  apenas cervical – no encontro do dente com a gengiva - , pode levar mais tempo para ser percebido.

Tinnitus ou Zumbido de ouvido pode ter suas causas em estruturas vizinhas afetadas tanto pelo bruxismo como pelo apertamento dentário. Ambos podem causar uma redução da vascularização e inervação das estruturas da articulação temporomandibular, região cervical e regiões adjacentes mais nobres como hipotálamo. Excesso de apelos externos descuidando do eu interno pode ser uma das maiores causas de zumbido.

Lembro aqui que outras formas de tensionamento de vários músculos da área também podem afetar ouvido, ATM, cordas vocais, tireoide, traqueia e outros.

Ronco – principal causa é a flacidez da musculatura boca&garganta como resultado de maus hábitos: respirar pela boca; falar com pouca dicção, bruxismo e apertamento – hipertrofia de alguns músculos e hipotonicidade de outros. Obesidade e distancia de si.

1. Primeiro passo é trabalhar esta “percepção de si”. Podemos iniciar esta prática ao escovarmos nossos dentes, exercício diário que pode gerar um real contato com nossa essência – explicação no site ou documento anexo.

2. Alimentação deveria ser oitenta por cento alcalina – para que após digestão tenhamos um pH equilibrado.   Mastigação nos ajuda a desenvolver nossa percepção - observe quantas vezes você mastiga cada porção de alimento.

A alimentação industrializada oferece mais facilidade para se “engolir” fazendo com que a nossa condição física se atrofie cada vez mais; não usando suficientemente os dentes destruímo-los  pela imobilidade e consequente diminuição do fluxo sanguíneo; isso também acarreta o enfraquecimento de todas as outras expressões do nosso corpo. Procure falar pouco ao se alimentar, mastigar de ambos o mais os lados, o mais posterior possível, aproximadamente 33 vezes cada porção. Procure não ingerir líquidos juntamente com as refeições pois é necessário comermos alimentos duros, secos e fibrosos em algumas refeições para que nossas arcadas sejam suficientemente estimuladas e mantenham a saúde.

Açúcar branco, farinha de trigo, cafeína, mateína, álcool, sucos e exposição excessiva a estímulos externos – filmes, dramas desnecessários, ou falando constantemente com sua mente - de si ou de outros – produzem acidez excessiva que pode gerar o aumento da necessidade de friccionar os dentes, assim como também é responsável pelas rinites.

Importância do sono no tratamento do bruxismo:

Última refeição do dia deve ser no mínimo duas horas antes de dormir.

Dormir cedo, pois nada substitui a qualidade de sono que existe entre 22h e 4h.

Se você sofre de bruxismo, apertamento ou zumbido, evite usar o telefone, computador e televisão após 21h - assim se preparando para uma boa noite de sono.

Mantenha em mente que a qualidade do sono é maior quanto mais horas você dormir antes da meia noite, ou seja: cada hora que você dorme antes da meia noite, vale por duas das que você dormir quando iniciar o sono após meia noite (ciclo circadiano).

Se considerarmos que estudos recentes indicam que se você jantar as sete horas ou seja as 19horas e dormir as 21horas dentro do correto ambiente de sono e apenas tomar café da manha as 7 da manha seguinte, seu corpo terá a capacidade de se regenerar por si. Este jejum precisa ser durante as 12horas da noite porque o correto sono ajudará neste processo, claro que acompanhado de hábitos alimentares saudáveis e atividades físicas.

Ambiente escuro e isento de barulhos – se necessário reclame com os vizinhos sobre o latido dos cães, pois mesmo que você não perceba mais os latidos eles continuam afetando seu sistema imunológico, sua saúde e de sua família – dependendo da região, é o maior fator estressante não detectado.

Você deve conversar com seu medico para saber se seu nível de vitamina D3 está acima de 30.

Parasitas intestinais e toxinas podem estimular o bruxismo.

A doença nada mais é do que a solução melhor adaptada para o stress emocional, que é intenso demais para o cérebro. É pela doença que o cérebro responde à necessidade de sobreviver. ”Christian Bayer “

Escolha um ou dois dos exercícios a seguir e faça-os com atenção plena para diminuir bruxismo e apertamento.

       Respiração- respire longa e profundamente – abdominal - em momentos que você percebe que está tenso. Por exemplo, dirigindo, telefone, computador, filas e observe “onde” estão os seus dentes. Quando voce está em postura adequada, os dentes superiores nao devem estar tocando os inferiores.

                                 “labios selados e dentes levemente separados sempre

Respiração deve ser sempre pelo nariz.

  Respiração alternada- Dedique cinco minutos pela manhã e cinco à noite, para praticar a respiração alternada.

A mastigacao e a respiração sao as unicas ações fisiologicas que podem ser controladas pela vontade propria.

Isso significa que a mastigação e a respiração são ações fundamentais da auto educação, do auto disciplinamento e do auto desenvolvimento ;  enfim, são  ações que nos ajudam a nos “trazer de volta para nos mesmos”. 

A quantidade respiratória de um indivíduo saudável é aproximadamente de 15 a 18 vezes por minuto. Quando aprofundamos a respiração, prolongando o intervalo de expiração e inspiração, geramos uma qualidade de vida maior.

.

 Massagear a cabeça - usar os três dedos de ambas as mãos e massagear a parte de trás da cabeça ao longo da coluna cervical com movimentos firmes de pressão.   “medula oblongata”.

Faça isso durante cinco minutos com atenção plena, sempre mentalizando as fibras musculares se “soltando”. Estimulando assim o momento presente e a consciência de si.

  Exercício dos 5 segundos

 Durante 5 segundos apertar  fortemente todos os dentes, com ênfase nos dentes     posteriores.

Após, Relaxar totalmente, inclusive ombros, pescoço– por cinco segundos.

Repetir consecutivamente cinco vezes; seis – 06 – vezes ao dia por 15 dias consecutivos. Se esquecer algum dia, recomeçar a contagem.

Ou - Colocar mãos apoiada uma na outra debaixo do queixo e pressionar fortemente para abrir a boca por 30 segundos, relaxar e repetir 5 vezes. Depois com a boca aberta tente com as mãos  fecha-la  com resistência. No primeiro você tenta abrir a boca contra as mãos dobradas e no segundo voce tenta fechar a boca aberta com as maos.

 Relaxamento muscular:

 Primeiro contraia todos os músculos do corpo, fortemente.
Mantenha-se deste jeito por aproximadamente 20 segundos. Em seguida, relaxe-se, abruptamente. É importante perceber que os músculos que estavam contraídos, ficaram bem relaxados.

 Retrospecção mnemônica- A palavra mnemônica provém do termo grego, que significa recordação. Ao estar pronto para dormir – ja acomodado devidamente, mandibula e ombros relaxados – recorde o seu dia a partir do momento presente. Ex. Relaxei os musculos, puxei a coberta, entrei na cama, tirei o chinelo, desliguei a luz... somente recorde – não faça julgamentos ou opinioes sobre as situações... até adormecer – provavelmente na contagem da tarde...

Travesseiro- E de grande importância a espessura e formato do travesseiro e como se posiciona para dormir. Informe-se sobre colchoes e travesseiros mais adequados para a sua saúde, lembre-se que molas e magnetos podem interferir na sua saúde. Informe-se sobre Futon.

Dormir em ambiente escuro.  Significa que nao deve ter nenhuma luz de algum aparelho eletronico – seja tv, relogio, etc.. e nem luz da rua – use cortina bloqueadora.

Lembre-se que a vitamina D é muito importante para uma boa qualidade de sono, assim, exponha-se ao sol direto sem protetor solar em algum horário durante o dia.

Exercícios de relaxamento pescoço, ombros, cabeça.

Depois de se colocar em posição para adormecer, inspirar no baixo abdomen colocar atenção plena nos ombros exalando lentamente pelo nariz e sentindo o corpo relaxar totalmente contra o colchão; inalar no baixo abdomen colocar atenção plena no pescoço e mandíbula e exalar lentamente; terceira inalação profunda colocando atenção plena na língua e dentes ao soltar o ar. Durante o processo de tomar inspirações profundas e abdominais e expirar lentamente ao soltar os músculos lembrar de manter : “labios selados e dentes levemente separados sempre

Se você quiser “refinar” ou aprofundar esta forma de dormir bem e nao apertar os dentes  voce pode na quarta respiração – agora ja mais leve – “olhar “o que aparece na sua frente – com os olhos fechados – e mergulhar  ( no escuro, na nuvem branca , na bruma, ou seja o que visulalizar ) com  incondicional confiança mantendo em mente que tudo está bem e que você está “seguro”.

Dormir bem requer uma atitude de desprendimento e confiança inabalável nos processos existenciais.

Não usar óculos escuros pela manha – ciclos circadianos.

Observar os pensamentos – evite criticas, julgamentos, reclamações, etc...

Talvez a pergunta: “quem sou verdadeiramente? “ possa nos tirar do bla bla bla da nossa mente.

alimente-se do arco-íris– acelga, abobora, moranga, cenoura, beterraba, maçã, nabo, aipo, pepino, feijão azuki, gergelim, arroz integral, amora, inhame, cará, aipim, bardana, repolho, tahine, misso, couve, cúrcuma, gengibre, abacate, stévia, camomila, feno grego, nirá, coentro, brócolis, couve-flor, repolho, abacate, dente de leão, sementes de girassol, linhaça, gergelim e Umeboshi.

Evite ingerir compostos especiais para rejuvenescimento, ou para exercícios físicos; incluindo shakes de emagrecimento ou multivitamínicos. Por mais que a bula diga que são produtos naturais, imagine o que é necessário colocar numa cenoura ou beterraba para esta se manter por anos em uma capsula ou pó.

Evite refrigerantes e sucos prontos, saibam que as maiorias dos sucos contem tanto ou mais açúcar que os refrigerantes. Sucos frescos em excesso também podem ser danosos , principalmente laranja, uva ou os muitos doces pois causam cáries com muita facilidade.

Pão torrado, bolachas integrais, muitos tipos de salgados e molhos contem muito açúcar – um dos responsáveis por causar acidez espasmos musculares e exacerbar o bruxismo.

Habitue-se a não tomar café e chimarrão após as 15h ou qualquer alimento que contenha mateína ou cafeína. Evite o álcool principalmente à noite.

Se você sente que precisa de alguma ajuda além dos alimentos, existe uma planta chamada moringa oleífera, que tem mais cálcio que o leite e muitos outros amino ácidos e minerais.

Tome muito sol e consuma alimentos que tenham vitamina A e D, magnésio, fósforo e vitamina K2, esta ultima presente em vegetais fermentados e necessária para que o cálcio seja absorvido adequadamente. Não é necessário protetor solar quando se possui um pH equilibrado.

 Faça Origami – observando a posição da mandibula.

 Mantenham em sua vida – independente de idade, condições sociais e financeiras – um projeto, sonho, objetivo - somente seu e que de alguma forma beneficie outros seres sencientes, e mesmo que durante algumas epocas ele fique distante retome-o sempre que possivel sob a certeza e a confiança inabalável de que o cosmos o apoiará.

 Aprecie o nascer ou por do sol sempre que possível