Erro
  • Erro ao carregar dados do feed
Imprimir

Higienização Bucal Eficiente

Escrito por Super User. Publicado em Uncategorised

 

Faça a higiene bucal aproximadamente 15 minutos após todas as refeições principais e faça uma higiene minuciosa à noite, ou seja: use fio dental entre todos os dentes, por todos os lados; escove com atenção plena cada dente com escova de cerdas de textura extra-macia (que geralmente tem mais firmeza que os de textura média) e que tenham tido tempo de secar – por isso é indicado o uso de duas escovas – uma pela manhã e outra à noite – e se possivel para complementar esta higiene use um irrigador tipo “water pik” na função máxima. Use pouca pasta dentifricia, de preferencia sem flúor - disponível nas casas de alimentos naturais a raspa de juá - coloque um pouco do pó na palma da mão, pegue este pó com a escova umida, isto faz uma excelente pasta dentifrícia. Pastas dentifrícias Weleda e Ayurveda são ótimas escolhas.

 Coloque as cerdas com uma inclinação de 45 graus - em relação a gengiva - sempre a primeira fileira de cerdas encaixando entre os dentes- e faça movimentos verticais curtos – com a ponta das cerdas e força em direção à oclusal – face onde ambas as faces dos dentes superiores e inferiores se encontram - sem remover totalmente a escova.

A inclinação deve ser de 45 graus e o movimento da gengiva para o dente, pois existe um espaço biológico ao redor de cada dente o qual não deve ser invadido para não causar retração gengival ou inflamação do tecido periodontal.

As outras fileiras de cerdas fazem a pressão necessária para manter a primeira fileira encaixada entre os dentes para que esta não faça movimentos de reflexão e possa machucar este espaço biológico.

Arcada superior movimentos para baixo e inferior movimento para cima.

Escove durante 1 minuto cada quadrante (incisivo superior direito ao ultimo molar superior direito forma 1 quadrante) observando face externa, interna e interproximal – ao todo são 4 minutos de escovação e mais um minuto para o fio dental. Mantenha em mente que os dentes necessitam estar isentos de placa na região onde a coroa/dente se encontram com a gengiva e onde dente se encontra com dente.

Coloque o fio entre os dentes e empurre-o levemente no sulco “bordeando“ cada dente, faça um C, e aperte contra a parede do dente ao remover limpando assim totalmente a placa e detritos.

Lave após escovação vigorosamente para eliminar os detritos e placa desalojados pela escova.

 Para quem tem perdas ósseas horizontais é importante o uso de uma escova de dente chamada unitufo – tem apenas um tufo de cerdas em uma ponta.

 Se possivel aguarde 15 minutos apos as refeições para escovar os dentes. Exemplo: ao levantar pela manha apenas enxague vigorosamente os dentes: a) tome o café da manha; b) esvazie os intestinos; c) tome banho; d) escove os dentes. Isto dará tempo para que a enzima – ptialina – produzida durante a mastigação complete seu ciclo na digestão. Caso não se alimente pela manha, precisa escovar mais detalhadamente os dentes para remover a viscosidade da saliva, já que você não teve remoção mecânica que teria sido produzida pelo alimento adequado.

O uso do bochecho de chá de stévia é recomendado para gengivas sensíveis ou inflamadas. Chás como salvia, malva, dente-de-leão; e bochechos com óleo de girassol, coco e gergelim são alternativas de melhorar a gengiva – mantendo em mente que os chás são mais eficientes quando houver primeiramente a remoção mecanica da placa dental atraves da escovação.

Ferver um punhado de stevia – aproximadamente uma colher de sopa – por 1 minuto com uma xicara de agua; bochechar 3porções – goles – por aproximadamente 1 minuto cada.

Bicarbonato de sodio e sal marinho em proporções iguais tambem podem ser usados como pasta dentifrícia ou bochechos em situações de gengiva inflamada.

O funcionamento perfeito dos intestinos é fundamental para gengivas saudaveis; alimentos como arroz integral, folhas de nabo, aipo, babosa, farelo de arroz, inhame, linhaça, ajudam neste processo.

Gengivas inflamadas e bruxismo são situações cada vez mais frequentes nos consultorios odontologicos.

As qualidades respiratórias e mastigatórias, são as únicas ações fisiológicas que podem ser controladas pela vontade propria.

 

Algumas sugestões:

– Respiração longa, profunda e abdominal, sempre que tiver oportunidade (filas de banco, salas de espera, onibus, taxis). Quando estiver sob muita tensão, interrompa o que estiver fazendo e experimente inalar em seis ou oito tempos e exalar em oito ou dez.

 – Dedique cinco minutos pela manhã e cinco à noite, para praticar a respiração alternada. Explicacões deste exercicio no www.biodonto.net

- conte quantas vezes você mastiga cada porção de alimento. Ideal seria mastigar trinta e tres vezes cada porção. A mastigação determina a tonicidade dos músculos orofaciais e, portanto o adequado crescimento e manutenção das arcadas dentárias e dos ossos da face.

 É necessário mastigar de ambos os lados e usar os dentes mais posteriores.

O adequado crescimento e manutenção das arcadas dentárias auxilia o individuo a expressar as suas faculdades mentais e espirituais em toda extensão do ser.

5 – Observe a postura de lábios selados e dentes levemente separados.

Significa que quando você não estiver mastigando, deglutindo ou falando, os dentes superiores nunca devem tocar os inferiores. Preste atenção principalmente quando estiver tenso e trabalhando longas horas no computador ou dirigindo. Para ajudar nesta percepção olhe seus dentes num espelho com muita luz para detectar desgaste ou retrações gengivais, que são os primeiros sintomas, juntamente com dores musculares nos masseteres e ombros.

Observe que a respiração sempre deve ser pelo nariz e que quando você fala tenha uma boa dicção, pois o que determina a formação das arcadas é a tonicidade adequada entre língua, lábios e bochechas.

Meditação & Escovação

– Quando escovar os dentes coloque atenção plena no ato. Focalize dente por dente. A respiração ajuda a trazer atenção para o momento. Inspire profundamente coloque os ombros para traz e para baixo e observe como sua percepção corporal mudou. Se você observar que atenção plena é estar cem por cento focado no ato que realizamos, então você ao escovar seus dentes eficientemente, estará meditando.

Quando a atenção está fluindo para os pensamentos, você se torna ausente da realidade diante de si a cada momento, quando você escolhe direcionar sua atenção para o ato do momento você está usando sua vontade.

Reivindicar o constante fluxo de atenção que vai para os pensamentos e redirecioná-lo é a arte e a prática de tornar-se presente – uma poderosa ferramenta para a saúde plena.

 Hábitos não recomendados: escovar os dentes durante o banho; escovar e assistir televisão; interagindo com outras pessoas ou computador, é necessária a atenção plena na ação da higienização. Tambem não é aconselhavel escovar mais que tres vezes ao dia, pois voce pode pelo excesso de fricção causar danos à gengiva o que levará a nao fazer nenhuma das escovações eficientemente.

Mantenha ritmo, escovação lenta e longa, ou excessivamente rápida e traumática não levam à saúde e harmonia.

À noite nunca deixe para escovar na hora de deitar porque já estará demasiadamente cansado; escovação deve ser feita antes do banho ou ainda durante o tempo de atividade.

Quando voce pensa que a escovação que faço durante a sua consulta, machuca porque não tenho visibilidade suficiente – ângulo inadequado - em sua boca ou porque anatomicamente é dificil escovar o dente de outrem, ou que faço muita força porque tem muita placa e quero remove-la, você está enganado; coloco exatamente no lugar onde as cerdas devem estar e faço a pressão que deve ser feita em uma gengiva saudável, entretanto, você  deverá fazer bem mais suave nos primeiros três dias até a gengiva estar queratinizada e nao doer mais.

4 – Preste atenção à qualidade dos seus pensamentos sempre que possível.

6 – Sempre que possível olhe o nascer do sol e/ou o entardecer.

7 - sono – para ter saúde é imprescindível ter uma boa qualidade de sono. Procure dormir oito horas em ambiente totalmente escuro – com todos equipamentos elétricos fisicamente desconectados da rede – e em temperatura do ambiente confortável. Lembre que a qualidade do sono é maior nas horas que antecedem a meia noite – ciclo circadianos.

8 – Pacientes – deste consultório -  com cáries profundas, podem ter seus Raio-X apresentando uma “falsa” cárie, pois uso uma resina fluida no tratamento destas cáries profundas que se apresenta radiolucida no raioX; portanto o raioX deve ser sempre acompanhada de avaliação clinica.

Para estas mesmas restaurações, uso um policeramico – diamond crown – da DRM Laboratories, que nao contem bisfenol A na sua composição.

Coma o arco-íris e respire muita luz

 A higiene bucal demonstra acima de tudo o respeito que a pessoa tem por si mesma e pelo nível do ser que é o corpo, nosso veículo na Terra. Escovar os dentes é entrar em relação consigo mesmo, no mais profundo da intimidade. Escovar os dentes é respeitar a si mesmo na dimensão mais nobre e mais global. Um testemunho disto é a própria palavra “dente”, que é composta de “d” e “ente”, que revela que este órgão é o portal (o “d” como símbolo de portal) que leva à Essência ao Ser (“ente”, do verbo latino esse.)

Há um modo muito benéfico de escovar os dentes, conscientemente e se abrindo à percepção dos efeitos em nosso interior. Este breve momento, repetido pelo menos 2 vezes por dia, se torna um instante de comunhão íntima que logo desejaremos viver mais vezes...  (Christian Beyer)