Print

Alimentação

Written by Super User. Posted in Práticas Salutares

O desenvolvimento harmonioso e saudável das arcadas dentárias é diretamente dependente da forma que o bebe é alimentado durante os primeiros meses de vida, pois é por meio da amamentação que o sistema estomatognático é estimulado a um desenvolvimento adequado.

Uma espécie que se desenvolveu durante milhões de anos com o leite da mãe agora está obtendo a maior parte de seu leite das vacas. O resultado foi a perda de nutrientes que promovem a saúde como o colostro - repleto de vitaminas e minerais e que só pode ser encontrado no leite materno. Infelizmente os alimentos refinados se tornaram o aditivo dos nossos filhos e muitas vezes nossos próprios.

Cada vez mais nos deixamos levar pelo que está ai, pronto numa embalagem prática de mercado, pois é mais fácil não nos questionarmos tanto, e nossa qualidade de vida deteriora cada vez mais. A digestão tem início na boca por meio da mastigação (trituração dos alimentos) e da salivação (com secreção da ptialina), pela qual se inicia a desagregação dos hidratos de carbono.
Quando falamos em açúcar ainda pensamos sómente no açucar que usamos para adoçar chá e café ou em doces; esquecemos o açúcar escondido em pães, massas, refrigerantes, catchup ( tem 8 % mais açucar que o sorvete). Quando o dentista fala em açúcar se pensa normalmente só em dente, mas lembramos que o efeito negativo nos dentes é apenas uma parcela pequena dos danos que causa ao organismo, sendo um deles a constipação intestinal ( prisão de ventre) em crianças. Muitas crianças hiperativas ou rebeldes quando retirado o açucar melhoram o comportamento em pouco tempo.
 
Sob a visão antroposófica o açúcar refinado alimenta um Eu "artificial".

Formas que o açúcar afeta o sistema imunológico:
1 - Depois de ingeridos, destroem a capacidade que os glóbulos brancos têm de matar os germes durante um período que pode chegar a cinco horas.
2 - Diminuem a produção de anticorpos, cuja função é eliminar os invasores da corrente sangüínea.
3 - Interferem no transporte da vitamina C, um dos mais importantes nutrientes e antioxidantes do corpo.
4 - Enfraquecem o sistema imunológico por levarem a desequilíbrios minerais e, às vezes, a reações alérgicas.
5 - Ao neutralizar a ação dos ácidos graxos essenciais, deixam as células mais permeáveis, e por isso mais vulneráveis às toxinas de fora.

O açúcar branco contém cristais puros de sacarose; não contém sais minerais, vitaminas, etc.. O açúcar mascavo, caldo de cana-de-açúcar do qual se extraiu apenas água, alem de sacarose, contém glicose, frutose, sais minerais 1,5 a 2,8 g., vitaminas A, B, C e oligoelementos como zinco, cobre, flúor, silícia. O açúcar mascavo pode ser usado como substituto do açúcar branco, prevenindo anemias, raquitismo. Porém a dose ingerida não deve ultrapassar 50g por dia. 

Grandes doses de frutose se encontram nos refrigerantes e alimentos industrializados. Alguns estudos apontam que o excesso de frutose pode interferir no equilibrio do cálcio e fósforo. Inclusive levando a um envelhecimento precoce. Lembre-se: há mais de 8 (oito) colheres de chá de açúcar numa lata de refrigerantes com gás de aproximadamente 35g. Embora seja verdade que os adoçantes artificiais não provocam cáries, é possível que estejam ligadas a outras doenças. A estévia, uma erva com muitas propriedades medicinais, parece ser a única exceção.

Os dez melhores alimentos para a saúde de seus dentes:
Aipo, alface, aspargo, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, couve-flor,
couve e espinafre. São alimentos ricos em cálcio, fósforo, enxofre, flúor, magnésio e silício. 
Cenoura contém sais minerais como: magnésio, ferro, cálcio, potássio,
fósforo, arsênico, cobre, iodo, manganês: 1 a 5 % de silícea e 12 % de açúcar.

As raízes tem uma ligação especial com o sistema neuro-sensorial, estimulando-o de maneira peculiar (nabo e beterraba). A cenoura estimula os processos estruturais de todo o organismo. Uma dieta de cenoura suscita uma ativação do pensamento e atua sobre os orgãos do sentidos, principalmente a visão. Em todas as moléstias da pele, cabelos e unhas quebradiças, a cenoura crua é um excelente alimento. A cenoura é muito sensível à adubação; e deveria ser sempre cultivada com adubação natural.
Pepino, usado de preferência cru, tem algo de pesado, aquoso, indigesto, mas quando ralado ou cortado com casca, ajuda na digestão. Alguma folhas de Dill (endro), também ajudam a digestão.
Cálcio - a falta de cálcio pode influir na absorção de chumbo e outros metais pesados. 
Caruru (Amaranthus flavus, L.) é uma planta silvestre, comestível, também chamado de "bredo" e descartado como mato . Possui alto teor de cálcio, vitamina A, B e outros. Recomendado na formação de ossos e dentes e afecções do fígado. Bem lavado pode ser usado como salada ou em refogados. 
Dente de Leão ( taraxacum officinale,). O suco de dente de leão, tanto das folhas como das raízes e combinado com suco de cenoura e folhas de nabo, ajuda a combater doenças da espinha e dos ossos, torna forte e firme os dentes, ajudando a prevenir periodontite e a cárie dentária. É um excelente alcalinizante do sangue. Pode também ser refogado.
Os cereais ativam os dentes por meio da mastigação.
Milho, arroz, aveia, painço, cevada, centeio e trigo. Faça cremes de cereais como sobremesa e coma junto com fruta picada e/ou use-os em pães.
O ácido malico da maçã é um bom desinfetante, que exerce um papel igual ao de uma escova de dente, removendo detritos resultantes da mastigação. Além da maçã ser um grande auxiliar na digestão e na alcalinização do sangue.
Gergelim - É um "limpador" natural dos dentes. O gergelim tem oito vezes mais cálcio do que o leite. Deixe gergelim de molho por uma noite e depois bata no liquidificador ate formar um creme. Guarde no refrigerador e use em molhos e refogados como creme de leite.
Gersal - torre levemente gergelim com um pouco de sal marinho e soque num pilão ou moa no liquidificador e use sobre o arroz integral, sopas, saladas. Faça o mesmo com semente de linhaça.
Use pelo menos uma colher de farinha de multimistura por dia.
Embora as necessidades individuais sejam diferentes, uma pessoa saudável deve ter como objetivo uma mistura de 80 % de alimentos alcalinizantes e 20 % de alimentos acidificantes.
Frutas Alcalinizantes: abacate, abacaxi, amora-preta, banana, cereja, damasco, figo, frutas cítricas, maçã, morango, nectarina, pêra, pêssego, uvas.
Legumes e verduras alcalinizantes: abóbora, abobrinha, acelga, aipo, alface, algas marinhas, aspargo, berinjela, beterraba, brócolis, brotos (todos), cebola, cenoura, cogumelos, couve, couve-de-bruxelas, couve-flor, couve-rábano, folhas de mostarda, mandioquinha, pepino, pimentões, repolho, rutabaga ou nabo sueco, tomate.
Tempero alcalinizante: alho, canela, curry, ervas (todas), gengibre, mostarda, pimentas, sal, vinagre de maçã.
Adoçante Alcalinizante: Estévia 
Nozes, castanhas e sementes alcalinizantes: amêndoa, castanha-da-india, painço, semente de abóbora, semente de linhaça.
Proteínas alcalinizantes: iogurte, ovo, peito de frango, queijo cottage (sem gordura), soro de leite em pó, tofu.
Em países industrializados o consumo de proteína, chega a 100g por dia quando o mais saudável é de 30g por dia. O excesso de proteína gera acidez que interfere na absorção dos nutrientes e causa gengivite.
Bebidas alcalinizantes: água, chás de ervas, chá preto, suco de frutas frescas.

Cinco Lições para uma Alimentação Saudável:
1- Nada substitui uma alimentação equilibrada. Os suplementos aumentam os benefícios da comida, mas não oferecem tudo de que precisamos. 
2- Coma o arco-íris ! Cada cor de frutas, verduras e legumes contém muitos fitonutrientes importantes, contidos nos alimento integrais. 
Por exemplo: as folhas verde-escuro contém fitonutrientes diferentes dos legumes amarelos ou laranja. Consuma o máximo que puder desses tipos de alimento. 
3- Se a casca da fruta ou legume for cosmetível, coma-a. Lave muito bem a casca para se livrar de pesticidas, ceras e outros conservantes, ou compre frutas, verduras e legumes orgânicos de uma loja bem conceituada. Aproveite a casca e semente das morangas e abóboras.

Os chás devem ser servidos em chaleiras, bules de porcelana ou barro, e se possível sempre no mesmo recipiente. O café deve ser servido em pirex ou porcelana. Nas garrafas térmicas ele se torna cada vez mais tóxico por ficar parado durante muito tempo. 
Em lendas e contos de fada, muitas vezes, a comida é servida em pratos de ouro. A refeição é tomada como uma dádiva divina. 
Conforme resultados de controle de qualidade, mexer a comida com colher de ouro ou dourada dá ótimos efeitos. Após esta está a colher de pau. Numa cozinha deve-se ter varias colheres de pau. Nunca devemos usar água para cozimento da torneira de água quente, porque os encanamentos possuem cobre e o próprio calor pode liberar componentes tóxico. Esteja atento à qualidade de seus pensamentos ao cozinhar e ao se alimentar.