Print

Qualidade respiratória

Written by Super User. Posted in Práticas Salutares

Deve-se levar em conta que a troca de gases nos pulmões é também grande responsável pela estabilidade do pH sangüíneo, visto que em casos de hiper-ventilação, ou seja, estar respirando acima do normal, produz-se um processo de alcalose, que é a elevação do pH do sangue, e quando há hipoventilação, com a respiração diminuta, tem-se uma acidose, a queda do pH. A maioria dos processos inflamatórios é causada ou exacerbada pela respiração superficial e curta causando excesso de acidez.

Por meio desses estudos pode-se concluir que os processos respiratórios são também responsáveis pela qualidade dos processos bioquímicos. A respiração é, portanto, a atividade mais importante que o corpo humano realiza, e por isso é imprescindível a correção de qualquer processo que possa interferir nessa função.

Alterações que ocorrem no organismo do respirador bucal:
Narinas, Orofaringe, Cavidade Oral, Respiração Nasal, Maxila e Mandíbula, Dentição, Ouvidos, Postura Corporal, Metabolismo Basal, Crescimento Fásico, Bronquite e Rinite.

A respiração bucal é normalmente causada por ausência de amamentação por tempo suficiente, a mesma estimula a formação do sistema estomatognático. Além disso, pode ser também causada pelo uso de mamadeira, chupeta e hábito de chupar o dedo.

Respiração Humana:
1. Deglutição / Switch (2000 deglutições em 24 horas). 
2. A fixidez de atenção depende de respiração lenta. 
3. Respiração rápida ou irregular acompanha inevitavelmente estados emotivos prejudiciais: medo, luxúria, raiva. 
- macaco (inquieto) 32 vezes por minuto.
- humanos 18 vezes por minuto.
- tartaruga gigante (longevidade): 4 vezes por minuto.
"Nossa respiração "normal"- sua profundidade, velocidade e ritmo - revela nosso estado mental, emocional e físico. Na verdade, a respiração reflete nossa relação básica com a vida."